Em destaque

Quem inventou a valvula eletronica?

Descubra se vale a pena fazer reparos em tela display de tvs.

 Tela Display de tvs em curto, será que vale apena fazer um arranjo?



O motivo deste artigo é chamar a tenção, para o reparo de telas displays que estão com problemas que o técnico faz um arranjo para ganhar dinheiro, e depois vem um problema gigantesco. 

Então nesse artigo falaremos um pouco sobre essa prática tão comum atualmente, que temos visto é muitos vídeos na interne-te ensinando fazer essa modalidade de reparos. 

A camada parada da tela, o chamado apagão (tela sem imagem) muitas das vezes acontece por curto em componentes na placa T-com, V-com ou mesmo na PCI placa mãe chamada também de placa mem out ou placa principal.

Então vamos listar aqui alguns componentes que mais dão problemas entrando em curto ou mesmo abrindo os seus circuitos internos ocasionando problemas de diversas modalidades em um aparelho de televisor.

1º CAPACITORES EM CURTO OU COM FUGAS

O capacitor em curto lidera nas categorias de defeitos em telas de televisores, pôs os mesmos drenam a voltagem/corrente que circula em determinada linha de voltagem, impedido assim o controle da tenção em todo o circuito. Esse componente por sua vez em curto mata a tenção de alimentação que faz o setor que recebe essa alimentação ficar inoperante, dai em muitas tvs acionam o chamado sistema de proteção. 

2º CIRCUITO INTEGRADOS, MICROCONTROLADORES E TRANSISTORES

OS CHAMADOS SEMI CONDUTORES.

Por esse motivo devemos fazer uma análise criteriosa usando vários métodos para a descoberta do componente em curto, um dos métodos mais usados é usas o multímetro na escala de continuidade ou ainda medir a resistência.

O segundo método mais usado para detectarmos um componeste em curto e aplicando uma tenção baixa com corrente controlada para ver o comportamento desse componeste através do seu aquecimento.

Mas existe um método muito eficiente e muito usado por técnicos mais experientes no assunto.

Existe centenas de vídeos na intermete falando sobre esse assunto, lembrando que esse método foi descoberto por um A escala kelvin recebeu este nome em homenagem ao físico e engenheiro irlandês William Thomson. Nesse método medimos os pontos de teste para encontrar o componente em curto pela relação de baixa medida na grandeza homica, o componente no circuito em teste aplicando uma baixa tenção/corrente se apresentar uma baixa resistência esse pode ser considerado com problema.

Visite o nosso canal INFORCEL ELETRÔNICA



Comentários